Patativa do Assaré: poeta, pobre e socialista

Patativa do Assaré: poeta, pobre e socialista

 

"A ideia que Patativa é um frustrado fala mais sobre quem opinou do que propriamente do poeta" afirma cordelista e neto do poeta




Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) nasceu no sítio Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. Foi o segundo dos cinco filhos dos agricultores Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Com seis anos, perdeu a visão do olho direito em consequência do sarampo. Órfão de pai aos oito anos de idade teve que trabalhar no cultivo da terra, ao lado do irmão mais velho, para sustentar a família.

Com a idade de 12 anos, Patativa do Assaré frequentou uma escola durante quatro meses onde aprendeu um pouco da leitura e se tornou apaixonado pela poesia. Com 13 anos começou a fazer pequenos versos. Com 16 anos comprou uma viola e logo começou a fazer repentes com os motes que lhe eram apresentados.


Antônio Gonçalves mais conhecido como patativa do Assaré, apelido recebido através do jornalista cearense José Carvalho de Brito porque suas poesias eram comparadas a essa ave nativa da chapada do Araripe.

fonte: Google fotos


 Daniel Gonçalves cordelista, poeta e neto do saudoso Patativa do Assaré respondeu algumas perguntas sobre a vida e obra do poeta.

O que representa a pessoa de patativa pra você?

Um homem simples, que apesar dos aspectos sociais e das dificuldades decorrente durante sua vida não deixou esmorecer nem desistir de seus ideais por um nordeste justo. Um homem que não se rendeu a propostas decorrentes fosse de origem política ou financeira. A pessoa do Patativa foi pra mim exemplo de pai, avô, irmão, tio e amigo.


Na sua visão o poeta ainda é pouco conhecido até mesmo por pessoas da cidade de Assaré?


Sim, uma parcela de culpa desse desconhecimento é a ignorância que parte maior da sociedade vive atualmente. Há um desinteresse por literatura de cordel e poesia, é mais cômodo acessar redes sociais e ler o que não possui conteúdos de critica ou defesa social.

O poeta sabia do desinteresse desde sua época, tanto que se tornou conhecido mundialmente para sua cidade voltar os olhos para ele, e não observar “O Patativa” como o Assareense que sabia rimas e sim um homem que tinha conhecimento e propriedade para defender suas causas.

Contudo esses olhos de admiração ainda era um número pequeno e atualmente não tem o reconhecimento merecido.


O que representa a obra do poeta pra você?


A linguagem de um povo que não possuía meios de se expressar, a linguagem de classes esquecidas como: “Sem terra, Analfabetos, Agricultores, Pobres”.

Nesse meio de lutas em prol de sua gente como poeta eu admiro sua obra pela riqueza de rima e métrica, metáfora, gracejo, essas coisas que são essenciais para que haja poesia. Uma magia que encantou críticos literários e pessoas com certas limitações de conhecimento.

Podemos comparar Patativa do Assaré a Karl Marx?

 Veja só: O que se entende por Marxismo é que as sociedades deveriam evoluir por meio de luta, partindo das classes sociais contra o estado, sendo que na época o estado existia pra proteger a classe dominante.

 É bem semelhante a vida do poeta Patativa, o contexto político era para defender os interesses políticos e elitista do governo brasileiro, tanto que na época era comum ouvir no nordeste o termo “Governar pra rico”. Um exemplo sobre a defesa da terra vemos no trecho...


"Se a terra foi Deus quem fez
Se é obra da criação
Deve cada camponês
Ter um pedaço de chão

Quando o agregado solta
O seu grito de revolta
Tem razão de reclamar
Não há maior padecer
Do que o camponês viver
Sem terra pra trabalhar”.

Poeta Daniel do Assaré


Patativa foi chamado de frustrado por  defender um sistema diferente do atual, qual sua visão a respeito dessa afirmação?

A ideia que Patativa é um frustrado fala mais sobre quem opinou do que propriamente do poeta.
Se você achar que ele é um frustrado por não mudar o mundo, o mundo assim é o inteiramente frustrado.
Todos nós despertamos na ideologia de mudar nossos dias, nossas vidas e nossa sociedade, se você não pensa em evoluir o que está a sua volta e pensa em evoluir apenas a si, você é apenas um egoísta ambicioso. Lutar pelos ideais de um povo não é frustração.
Na década de 80 havia um projeto de construção de uma barragem para o abastecimento de água da cidade de Assaré que vivia a mercê dos carros pipas. Por intermédio do poeta Patativa essa obra saiu do papel e atualmente a cidade é abastecida de forma abundante.

Se toda cidade tivesse um "frustrado" com ideais semelhantes a esse o mundo seria significativamente melhor.

Por: João Pedro Nunes
Via: Blog Um Cearense Citou
https://umcearensecitou2018.blogspot.com/2019/06/patativa-do-assare-poeta-pobre-e.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMADA: " As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam"

Valentina Soares: Somos o que somos.

Natal Solidário da Família Belisco e Amigos realiza sua 3º edição.