Escola Moacir Mota realiza 2º edição das comemorações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra.


Pensando na inovação Didático-pedagógica e visando o desenvolvimento do senso de pertencimento, assim como a valorização da cultura negra, a escola Moacir Mota, de Assaré, realiza a 2° edição das comemorações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em todo território nacional em 20 de novembro.

Com a temática: " Do quarto de Despejo de Carolina ao Feminismo Negro de Djamila: Negritude e Empoderamento", a Escola tem trabalhado em suas atividades Didático-pedagógicas a obra de duas grandes escritoras brasileiras: Carolina  Maria de Jesus e Djamila Ribeiro. Também realizou-se junto aos alunos  a oficina de Madonas Africanas, oficina de pintura corporal para os meninos e oficina de turbantes para as meninas. Assim como  foi realizado um ensaio fotográfico conceitual com todos os alunos envolvidos. 


"Quando a escola pensou em desenvolver esse projeto partimos inicialmente da necessidade de se fazer valer a lei 10.639 de 2003, que trabalha com a obrigatoriedade do ensino e da história Afro- brasileira no currículo escolar. Sentimos também a necessidade de uma inovação Didático-pedagógica com o intuito de desenvolver no aluno o conhecimento sobre a literatura negra, no sentido de autores negros, ou seja, a produção do negro com o negro, para o negro e para os demais leitores, partindo da experiência de vida e de todas essas realidades que circundam a questão histórico-social dos negros no Brasil. Também trabalhar no aluno o desenvolvimento das habilidades de se trabalhar em grupo, das socializações, dos projetos.. desenvolvendo nesse aluno o senso de pertencimento", pondera Antônio Carlos, coordenador escolar. 


A culminância do projeto se dará amanhã, 19 de novembro, a partir das 18:30h, onde a escola abre seus portões pra toda comunidade escolar e sociedade civil. Na ocasião, será lançado dois curta-metragens produzidos e encenados pelos próprios alunos: "Ser pobre", inspirado em um  conto do livro "Diário de Bitita" de  Carolina Maria de Jesus e "O castigo de mamãe", inspirado na poesia de Patativa do Assaré. O evento também contará com a participação da cantora Isis Railane, vencedora do "1º Festival de Talentos do Cariri para o Mundo".




Por: Wal Agostinho
Fotos gentilmente cedidas pela Escola Moacir Mota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMADA: " As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam"

Valentina Soares: Somos o que somos.

Jovem Assareense encontra-se desaparecido.